Data efetiva: 06/01/2022

 

1. Quem somos?

A SOCOMEC (doravante «Socomec» ou «nós») é uma SAS (sociedade por ações simplificada) registada no Registo do Comércio e das Sociedades de Estrasburgo sob o número 548 500 149, cuja sede social se situa em 1 rue de Westhouse, 67230 Benfeld - França.

O propósito desta política é informá-lo quanto aos princípios que regem a forma como recolhemos, utilizamos e armazenamos os seus dados pessoais enquanto cliente Socomec, bem como quanto aos principais objetivos do tratamento executado. Esta poderá ser complementada por diversos outros documentos informativos consoante o produto/serviço fornecido pela Socomec.

Solicitamos-lhe que leia atentamente esta política e que a consulte regularmente a fim de tomar conhecimento de quaisquer alterações ou atualizações.

 

2. Qual o quadro legal e regulamentar aplicável?

A Socomec, enquanto responsável pelo tratamento de dados, é obrigada a processar alguns dos seus dados pessoais (ou seja, qualquer informação a seu respeito que o torne direta ou indiretamente identificável) em conformidade com os regulamentos gerais de proteção de dados («Regulamentos Gerais de Proteção de Dados»).

Estes incluem, particularmente, (i) a lei relativa ao tratamento de dados, ficheiros e liberdades N.º 78-17 de 6 de Janeiro de 1978, conforme as alterações e respetivas atualizações, (ii) Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de Abril de 2016 (doravante «RGPD»), e (iii) quando aplicável, os textos aprovados pela União Europeia e as leis locais que possam ser aplicáveis aos dados pessoais tratados no quadro da nossa relação.

 

3. De que forma são tratados os seus dados pessoais?

3.1. Objetivos e legalidade do tratamento

Os dados pessoais que recolhemos são utilizados para os seguintes fins, com base na base jurídica a estes associada:

Tratamento relacionado com a relação comercial (excluindo atividades de prospeção/fidelização):

Objetivo do tratamento Base jurídica

Gestão, qualificação e resposta a pedidos (por exemplo, a partir do website, por telefone, e-mail ou a partir de aplicações Socomec), em particular:

- Pedidos de contacto;

- Pedidos de orçamento;

- Fornecimento de assistência técnica, etc., incluindo a partir do website

Execução de medidas pré-contratuais ou do nosso interesse legítimo em responder aos pedidos
Gestão de pedidos, entregas e serviço pós-venda Execução de um contrato
Gestão de garantias comerciais e legais Execução de um contrato/obrigação legal consoante a garantia em questão
Gestão de possíveis pré-contenciosos e litígios (incluindo a cobrança de dívidas pendentes) Interesse legítimo/execução de um contrato
Gestão das obrigações contabilísticas e fiscais Obrigação legal

Gestão dos conhecimentos dos clientes atuais/potenciais e posterior análise, incluindo:

- Classificação;

- Avaliação da solvência financeira e perfilagem;

- Inquéritos de satisfação aos clientes;

- Inquéritos de qualidade

Execução de um contrato/interesse legítimo

 

Tratamento relacionado com atividades de desenvolvimento/prospeção de negócios:

Objetivo do tratamento Base jurídica

Prospeção através de meios eletrónicos, inclusive para bens e serviços semelhantes, tais como:

- Envio de e-mails de newsletter;

- Envio de comunicações comerciais

Consentimento/interesse legítimo em comunicar com os nossos clientes atuais/potenciais, conforme o caso
Prospeção por correio (por exemplo, através do envio de catálogos)
Gestão da lista de oposição Obrigação legal

Organização/participação nos eventos de desenvolvimento e fidelização de clientes:

- Eventos online (por exemplo, webinars);

- Eventos presenciais (por exemplo, visitas às fábricas, feiras comerciais, DemoVan (unidade móvel de exposição), competições, etc.)

Interesse legítimo
Fornecimento de ferramentas relacionadas com os produtos Socomec (por exemplo, seletores, configuradores, catálogos, etc.) Execução de um contrato/interesse legítimo

 

Outros tratamentos relacionados com a gestão do nosso website e redes sociais:

Objetivo do tratamento Base jurídica
Gestão da nossa reputação online Interesse legítimo
Administração do nosso website e da sua segurança Execução de um contrato/interesse legítimo
Estabelecimento de estatísticas de uso
Gestão das contas dos utilizadores
Gestão das contas das redes sociais Interesse legítimo
Gestão das interações com as pessoas que interagem com as contas Socomec

 

Pode entrar em contacto connosco através do endereço mencionado abaixo para qualquer esclarecimento relativo ao tratamento dos seus dados pessoais.

Gostaríamos de salientar que certas operações de tratamento, nomeadamente as relacionadas com o conhecimento dos clientes atuais e potenciais, nos levam a elaborar perfis sobre os nossos tipos de clientes (perfilagem). Este processo é realizado através da análise das suas preferências, o que também possibilita o envio de comunicações personalizadas.

Além disso, tem conhecimento de que os seus dados pessoais também podem ser tratados na sequência de novas obrigações (em particular obrigações legais), ou em defesa dos interesses da Socomec ou de um terceiro. Informá-lo-emos em caso de novo tratamento com base nestas premissas.

 

3.2. Categorias de dados pessoais

No quadro da nossa relação, e consoante o tratamento que for, de facto, realizado às suas informações, a Socomec tem a obrigação de tratar as seguintes categorias de dados:

Dados de identificação Nome, primeiro nome, endereço de e-mail, número de telefone, endereço postal
Dados profissionais Cargo, nome da empresa, dados da conta de LinkedIn, número SIREN (identificação francesa correspondente ao NIPC)
Dados comerciais Informações relacionadas com pedidos (contacto, documentação, etc.), compras de produtos/serviços efetuados, quantidade/montante/data das encomendas e respetivas faturas, endereço de entrega, histórico de compras e possíveis devoluções, toda a correspondência e/ou trocas com o cliente atual/potencial, incluindo o serviço pós-venda ou através das redes sociais (incluindo os dados disponibilizados por este último, mensagens trocadas ou publicações)
Dados de pagamento Pagamentos efetuados, os seus termos e condições, dados bancários, cheques e os dados do cartão bancário (incluindo a validade do mesmo e o criptograma)
Ligação, atividade e dados comportamentais Websites visitados, endereço IP, registos, identificadores, datas e horas de ligação/desconexão, localização, dados recolhidos pelos cookies instalados.

Recolhemos estas informações diretamente de si, do seu empregador, dos nossos parceiros comerciais, dos nossos distribuidores ou filiais e de locatários de bases de dados, dependendo do objetivo.

 

4. Qual o tempo de conservação dos seus dados pessoais?

Os dados pessoais que recolhemos são tratados apenas durante o período necessário para os efeitos pelos quais foram recolhidos, tendo em conta os períodos de limitação aplicáveis e o princípio da proporcionalidade.

  • Quanto aos dados relativos à gestão de clientes: os dados pessoais dos clientes não são conservados para além do período estritamente necessário para a gestão da relação comercial, sendo este prorrogado apenas pelo arquivo intermédio durante um período legal.
  • Concernant les données relatives à la gestion des prospects : Quanto aos dados relativos à gestão de potenciais clientes: os dados dos clientes utilizados para fins de prospeção comercial podem ser conservados por um período de 3 anos a partir do fim de tal relação comercial. Os dados pessoais relativos a um potencial cliente podem ser conservados por um período de três anos a partir da data de recolha dos mesmos ou do último contacto estabelecido pelo potencial cliente.
  • No final deste período de três anos, a Socomec poderá contactar novamente a pessoa em questão para saber se deseja continuar a receber solicitações comerciais. Na ausência de uma resposta positiva e explícita da pessoa, os dados serão apagados ou arquivados de acordo com as disposições em vigor.
  • Quanto aos dados de ligação: Conservamos estes dados por um período máximo de um ano, à exceção dos casos em que disposições legais e/ou regulamentares específicas exijam um período de conservação diferente.

Para obter mais informações sobre os períodos de conservação que aplicamos, pode contactar-nos através do endereço indicado abaixo.

 

5. A quem são transmitidos os seus dados pessoais?

Os seus dados pessoais são transmitidos aos nossos departamentos internos envolvidos nos fins acima mencionados e, principalmente, aos departamentos de gestão de vendas e alterações, marketing e comunicação, TI, jurídico ou financeiro e contabilidade.

São igualmente comunicados aos seguintes destinatários, tendo apenas em conta os fins pretendidos:

  • Os nossos parceiros comerciais e distribuidores, incluindo as nossas filiais;
  • Os nossos prestadores de serviços (em particular para os setores de TI e marketing e comunicação, incluindo serviços de software);
  • Os nossos consultores (jurídicos ou outros);
  • As autoridades competentes em caso de infração e/ou litígio.

Tenha em mente que, quando recorremos a subcontratantes no âmbito dos regulamentos aplicáveis em matéria de proteção de dados pessoais, estes são obrigados a garantir a segurança e confidencialidade dos dados pessoais que lhes são fornecidos e apenas devem utilizar tais dados com base nas nossas instruções e em conformidade com o acordo de tratamento de dados que assinaram connosco.

 

6. De que forma protegemos os seus dados pessoais?

Estamos empenhados em preservar a confidencialidade, integridade, disponibilidade e segurança dos seus dados pessoais.

Em conformidade com o Artigo 32º do RGPD, envidaremos esforços para aplicar as medidas técnicas, lógicas e organizacionais adequadas e necessárias para garantir o nível de segurança mais adequado aos riscos associados ao tratamento de tais dados pessoais.

Também implementamos meios para prevenir, na medida do possível, qualquer perda, destruição acidental, alteração e acessos não autorizados a estes dados pessoais.

Estas medidas incluem o armazenamento dos seus dados pessoais num ambiente operacional seguro, acessível apenas a pessoas autorizadas que são obrigadas a respeitar a confidencialidade dos seus dados.

 

7. Existe a possibilidade de os seus dados serem transferidos para fora da União Europeia?

Sim. Alguns dos nossos subcontratantes estão localizados fora da União Europeia, e algumas das nossas ferramentas são acessíveis por colaboradores do Grupo Socomec que se encontram fora da União Europeia (em particular, nos Estados Unidos, América Latina ou Ásia).

Neste caso, e de modo a garantir um nível suficiente de proteção para os seus dados pessoais, implementámos ferramentas para preservar a segurança destas transferências.

 

8. Existe a possibilidade de a nossa política sofrer alterações no futuro?

Sim. Reservamo-nos o direito de alterar a nossa política de privacidade em qualquer altura, de acordo com os regulamentos aplicáveis em matéria de proteção de dados pessoais.

Quaisquer alterações serão aplicadas de imediato e estarão indicadas no início da política de privacidade com a devida data de entrada em vigor.

Solicitamos-lhe que consulte regularmente a última versão em vigor, acessível através do rodapé do nosso website: www.socomec.pt.

 

9. Quais os seus direitos?

De acordo com a lei aplicável, e consoante a operação de tratamento em questão, tem os seguintes direitos:

 

9.1. Direito à informação, acesso e portabilidade

Tem o direito de aceder aos seus dados pessoais tratados por nós e de saber o motivo do seu tratamento, onde os obtemos e quem os recebe.

Fornecer-lhe-emos as informações solicitadas, por escrito ou por via eletrónica, dentro de um período de tempo razoável e o mais tardar no prazo de um mês, desde que o seu pedido não seja excessivo.

Também tem o direito de obter uma cópia dos seus dados pessoais tratados. Se submeteu o seu pedido por via eletrónica e não solicitou outro método de comunicação, estas informações ser-lhe-ão fornecidas em formato eletrónico.

 

9.2. Direito de retificação

Poderá solicitar que os seus dados pessoais sejam atualizados, corrigidos e/ou complementados a qualquer momento.

Dependendo das circunstâncias, poderá também retificar os seus próprios dados.

 

9.3. Direito ao apagamento

Tem o direito de requerer a eliminação dos seus dados pessoais por razões legítimas. Ainda assim, informamos que, devido à natureza de certas operações de tratamento e, sobretudo, devido à base jurídica das mesmas (por exemplo, para cumprir uma obrigação jurídica), apenas poderemos apagar os seus dados pessoais quando a obrigação jurídica de conservação e/ou os prazos de limitação aplicáveis tiverem expirado.

 

9.4. Direito à limitação do tratamento

Poderá solicitar-nos que suspendamos temporariamente a utilização de alguns dos seus dados pessoais, sobretudo se contestar a veracidade de parte ou da totalidade dos dados.

 

9.5. Direito de oposição

Poderá opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais, bem como à perfilagem, com base nestas disposições. Nesse caso, o tratamento deverá ser suspenso, a menos que seja necessário, por exemplo, para cumprir a legislação social e fiscal, para defender os nossos interesses ou os de terceiros ou para estabelecer, exercer ou defender pretensões jurídicas.

 

9.6. Direito de revogação do seu consentimento

Poderá revogar o seu consentimento em qualquer altura, desde que tenhamos solicitado previamente o seu consentimento para o tratamento em questão.

Reconhece e concorda que a revogação do seu consentimento não afeta a legitimidade do tratamento que foi efetuado com base no consentimento que concedeu anteriormente à revogação.

 

9.7. Direito à informação em caso de violação de dados pessoais

Na eventualidade de uma violação de dados pessoais dentro da Socomec, caso esta possa resultar num elevado risco para os seus direitos e liberdades, fornecer-lhe-emos informações sobre tal violação.

Reconhece e concorda que tal comunicação não é necessária se a Socomec implementar medidas adequadas para reduzir ou eliminar o elevado risco de violação dos seus direitos e liberdades.

 

9.8. Direito de apresentar uma queixa junto da autoridade de controlo

Também tem o direito de apresentar uma queixa à Comissão Nacional da Informática e Liberdades (CNIL) (agência de proteção de dados francesa) relativamente à forma como tratamos os seus dados pessoais através do seu website www.cnil.fr.

 

10. Como nos contactar?

Se tiver quaisquer questões acerca desta política de privacidade ou qualquer pedido relacionado com o tratamento dos seus dados pessoais (incluindo o exercício dos seus direitos), pode contactar o nosso Encarregado da Proteção de Dados (EPD):

  • Por correio, para o seguinte endereço: EDOS STRASBOURG, Ao cuidado do EPD da SOCOMEC, 10, rue Flora Tristan 67200 STRASBOURG (França)
  • Por e-mail, para o seguinte endereço: dataprivacy@socomec.com

Se desejar exercer os seus direitos, recomendamos que nos forneça todas as informações que permitam comprovar a sua identidade (por exemplo, o seu número de cliente juntamente com a sua identidade e endereço, ou mesmo um cartão de cidadão). Se tivermos quaisquer dúvidas sobre a sua identidade, poderemos solicitar-lhe que nos forneça outras informações que nos permitam comprovar a mesma (cartão de cidadão nacional, passaporte, carta de condução, etc.), a fim de evitar que os seus dados sejam comunicados a outras pessoas além de si. Estas informações serão apagadas assim que a confirmação de identidade for concluída.