O acesso à energia é essencial no nosso mundo moderno. Indústria, centros de dados, hospitais, transportes, comércio eletrónico - todos os setores de atividade dependem de um abastecimento contínuo e seguro de energia. À medida que a procura aumenta, os riscos tornam-se cada vez mais críticos: as novas tecnologias, a investigação médica, a democratização das ferramentas de inteligência artificial e os supercomputadores quânticos estão entre os casos de utilização mais intensiva de energia. Para proteger estas instalações críticas das flutuações da rede elétrica - e para assegurar que são alimentadas com energia estável e previamente limpa - são essenciais soluções como a UPS (alimentação de energia ininterrupta). Estes sistemas não só asseguram a continuidade da energia em caso de falha da rede, como também fornecem proteção contra perturbações elétricas.
Os sistemas UPS ligados da Socomec incorporam sensores de IdC que recolhem dados em tempo real. Graças a esta conetividade, o equipamento pode ser monitorizado remotamente no âmbito de um contrato de manutenção. Este tipo de serviço digital permite que técnicos especializados intervenham de forma proativa e à distância nos sistemas UPS, mesmo antes de ocorrer um incidente, prevenindo assim qualquer deterioração ou avaria.
Dado o investimento que umaUPS representa, é essencial subscrever um contrato de manutenção que inclua serviços ligados. As novas gerações de UPS são nativamente conectáveis e os contratos de manutenção associados incluem serviços ligados por defeito, tais como uma aplicação de monitorização móvel ou monitorização remota por especialistas da Socomec. Estes serviços oferecem uma gestão otimizada da manutenção, o que permite antecipar as necessidades e garantir o desempenho dos equipamentos, reduzindo os períodos de intervenção. Por sua vez, isto permite passar de uma abordagem reativa para uma abordagem proativa, prolongando a vida útil das instalações e reduzindo os custos de exploração.
Para maximizar a eficiência dos sistemas UPS ligados, a Socomec oferece uma gama completa de serviços digitais, incluídos de origem no contrato de manutenção e adaptados a diferentes modelos de UPS. Estes serviços oferecem muitas vantagens:
- Redução dos custos e do consumo de energia: Graças aos sensores de IdC e às ferramentas de monitorização, os equipamentos críticos podem ser monitorizados continuamente. Isto permite que as anomalias nos sistemas UPS ligados sejam rapidamente identificadas e permite que sejam tomadas medidas antes que um problema se torne dispendioso de reparar. Um sistema UPS bem conservado e ligado consome menos energia, reduzindo os custos de funcionamento e garantindo um desempenho ótimo.
- Antecipação de intervenções técnicas: O equipamento UPS funciona continuamente, por isso, determinadas peças desgastam-se naturalmente com o tempo. Ao monitorizar e analisar os dados da UPS em tempo real, os técnicos podem antecipar e determinar a altura ideal para substituir os consumíveis. Isto reduz o tempo de inatividade e assegura a continuidade da atividade do cliente. Esta abordagem proativa otimiza a manutenção, evita o desgaste prematuro dos componentes e reduz o risco de avarias, assegurando um desempenho ótimo a longo prazo.
- Segurança da instalação: A Socomec assegura a gestão segura dos dados recolhidos pelo seu equipamento UPS ligado através de uma nuvem com certificação ISO 27001, garantindo a conformidade com as mais rigorosas normas de cibersegurança. Esta proteção é essencial para as empresas que pretendem proteger os seus dados sensíveis. Para os clientes que não desejam ligar diretamente as suas máquinas, está igualmente disponível uma solução entre nuvens. Graças às soluções de UPS da Socomec, os técnicos podem também aceder ao equipamento remotamente, de forma temporária e segura, com a autorização do cliente. Esta ligação permite uma intervenção rápida e quase instantânea, evitando os atrasos associados à marcação de agendamentos, à deslocação a um local e às formalidades de acesso
3 perguntas a Luc Rousselot, Diretora de Serviços na SOCOMEC
Em que é que consistem os serviços digitais da SOCOMEC?
Na Socomec, os serviços digitais são incorporados nos contratos de manutenção para assegurar uma gestão proativa de equipamentos críticos, como uma UPS ligada e Sistemas de Armazenamento de Energia por Bateria (BESS). Os nossos contratos de manutenção incluem monitorização remota por especialistas da Socomec, monitorização de UPS através de uma aplicação móvel e manutenção preditiva de consumíveis, também conhecida como manutenção com base nas condições. Graças a estas soluções, os nossos clientes podem proteger as suas infra-estruturas, otimizar os custos operacionais e manter a continuidade do negócio
Como é que os serviços digitais da SOCOMEC ajudam a reduzir os custos operacionais dos clientes?
A redução dos custos operacionais é um dos principais benefícios dos serviços digitais e das UPS ligadas. Qualquer ação de manutenção preventiva de uma máquina evita os custos adicionais associados ao desgaste prematuro e às avarias do equipamento.
Graças à monitorização em tempo real, por exemplo, as anomalias podem ser detetadas antes de se transformarem em avarias dispendiosas. Este serviço permite uma intervenção rápida, muitas vezes sem necessidade de deslocação física. Esta abordagem também inclui alertas em caso de eventos críticos.
Ao combinar a manutenção preventiva e preditiva, a Socomec pode ajudar a otimizar o número de intervenções no local e reduzir os custos associados à substituição de peças desgastadas.
O nosso papel é alertar os clientes ao primeiro sinal de problemas; isto significa que podem evitar custos adicionais de energia, minimizar o risco de avarias e prolongar a vida útil do equipamento. Esta abordagem permite reduzir os custos de manutenção, assegurando a continuidade das operações e otimizando os custos operacionais a longo prazo.
Os serviços digitais vão transformar os modelos de negócio das empresas?
Sem dúvida. A integração de serviços digitais e a democratização da recolha e processamento de dados de UPS ligadas estão a redefinir os modelos de negócio, tanto na Socomec como com os nossos clientes. Já estamos a constatar o aparecimento de soluções como a potência como serviço (PaaS), que transforma a energia num serviço baseado na utilização e no desempenho. Com este modelo, os clientes externalizam a sua gestão de energia, limitando o seu risco financeiro e operacional. Pretendemos que a Socomec apoie esta transformação oferecendo UPS inteligente como serviço, com contratos de desempenho que garantem resultados mensuráveis para os negócios, ao mesmo tempo que otimizam a gestão de energia.
Neste modelo, a gestão energética torna-se mais flexível e adaptável às necessidades específicas de cada cliente, com faturação baseada no consumo real ou através de soluções de aluguer ou subscrição.
Além disso, os sistemas de armazenamento de energia (BESS) podem ser encarados como uma ferramenta financeira, especialmente para empresas que possuem painéis fotovoltaicos ou utilizam energia eólica para recarregar a sua frota de veículos elétricos. Com uma solução de armazenamento de energia (ESS), não só podem armazenar a energia produzida quando não está a ser utilizada, ou alimentá-la de volta à rede durante os picos de carga, como também receberão uma remuneração em troca. As empresas que instalam este tipo de sistema não geram energia de imediato, mas conseguem reduzir significativamente os seus custos operacionais globais.
Oferta de serviços digitais da Socomec
Os especialistas da SOCOMEC desenvolveram serviços digitais especificamente concebidos para apoiar os seus clientes na otimização da utilização da sua UPS ligada. Estes serviços estão incluídos nos contratos de manutenção e permitem aos clientes monitorizar, advertir, visualizar e intervir - mediante autorização - na UPS inteligente em tempo real.
